Após uma lesão cerebral traumática, a reabilitação começa assim que a pessoa estiver clinicamente estável. Mesmo enquanto uma pessoa permanece em um hospital agudo, a equipe de tratamento está avaliando as capacidades perdidas pela lesão cerebral e planejando Clínica de Reabilitação em João Pessoa um programa de reabilitação que visa maximizar a capacidade da pessoa de funcionar tanto em casa quanto na sociedade em geral. A reabilitação estimula as capacidades físicas e mentais da pessoa e ajuda a pessoa a aprender novas habilidades e novas formas de enfrentamento para compensar as habilidades cognitivas e físicas que foram perdidas no TCE.

A reabilitação pode ocorrer em muitos ambientes, dependendo de quais são os déficits e necessidades de aprendizado da pessoa, quem está disponível para ajudar nos cuidados da pessoa, tanto na reabilitação quanto em casa, e quão intensivo é necessário um programa de reabilitação. Os programas de reabilitação podem ser realizados na casa do paciente, em um ambulatório ou em uma clínica de reabilitação residencial, em período integral ou diurno. Para uma criança, um programa baseado na escola geralmente faz mais sentido.

Os especialistas em reabilitação trabalham em equipe, aproveitando as habilidades de muitas pessoas diferentes, incluindo fisiatras (médicos especializados em medicina de reabilitação), assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiras de reabilitação, psicólogos e fonoaudiólogos. Um bom programa de reabilitação tratará o paciente e os membros da família envolvidos como membros vitais da equipe de reabilitação e envolverá tanto o paciente quanto a família em todos os estágios de planejamento e tratamento. Incluir a família faz sentido prático, porque a família será responsável por implementar o plano de reabilitação e apoiar os esforços do paciente muito tempo depois que o trabalho específico de reabilitação for concluído.

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são a equipe de reabilitação mais ativamente envolvida em ajudar pacientes com lesão cerebral recente a encontrar maneiras de lidar com os efeitos físicos de sua lesão. Um fisioterapeuta avaliará a força, o equilíbrio, a postura, a coordenação, a dor e a capacidade de movimento independente de uma pessoa. O PT também avaliará quais ajudas, como uma cadeira de rodas, uma bengala ou uma joelheira ou joelheira, seriam úteis, temporariamente ou a longo prazo. Os PTs podem ajudar uma pessoa a aprender novas habilidades para se equilibrar, mudar de posição, entrar e sair de um carro e outras atividades do dia a dia.

Os terapeutas ocupacionais são especialistas no uso de habilidades físicas, informações sensoriais e habilidades cognitivas para todas as coisas que fazemos para cuidar de nós mesmos. Um OT trabalhará com um paciente recém-ferido para encontrar maneiras de realizar AVD, atividades da vida diária, como vestir-se, tomar banho, comer – atividades que tomamos como certas, mas que a pessoa com lesão cerebral pode ter que reaprender. Sempre que necessário, os OTs podem recomendar equipamentos que ajudem uma pessoa nessas tarefas. Eles também podem trabalhar com o paciente e os membros da família no planejamento do retorno do paciente para casa – quais modificações (portas mais largas, barras de apoio no banheiro etc.) serão necessárias para permitir que uma pessoa funcione da forma mais independente possível. Um OT também pode trabalhar com um paciente nas habilidades necessárias para retornar ao trabalho ou para aprender outro tipo de trabalho.

O plano de reabilitação de cada paciente é único. O que ele ou ela precisa, quão intensivo é necessário um programa de reabilitação e qual o melhor nível de funcionamento que eles podem alcançar dependerá das especificidades da lesão, da idade e do estado físico do paciente, de sua motivação e do apoio familiar disponível. Fatores psicológicos, como problemas psiquiátricos pré-existentes e tolerância à frustração, e mudanças comportamentais provocadas pela lesão também afetam o resultado. A equipe de reabilitação do paciente conversará com o paciente e seus familiares sobre as necessidades específicas do paciente e trabalhará com eles no desenvolvimento de metas e expectativas realistas para seu plano de reabilitação.

Você também pode querer ler “TBI Basics – Psychological and Behavioral Changes after a TBI”.

Se você tem um membro da família ou outro ente querido que sofreu uma lesão cerebral traumática e acredita que a lesão foi causada por negligência por parte de outra pessoa, corporação ou entidade governamental, você desejará discutir a situação com um advogado com experiência em reclamações e indenizações de TCE, para determinar se a pessoa lesada pode fazer uma reclamação.

Noções básicas de TBI – Reabilitação após TCE